O curso Mëntüwaje Kàgaw - “Formação de Comunicadores Indígenas do Maranhão e Norte do Tocantins” foi desenvolvido pelo Coletivo, a partir da iniciativa das organizações Wyty Catë das Comunidades Timbira do Maranhão e Tocantins, da Coordenação das Organizações e Articulações dos Povos Indígenas do Maranhão – COAPIMA - e Articulação das Mulheres Indígenas do Maranhão - AMIMA - em associação com o Centro de Trabalho Indigenista - CTI, Instituto Sociedade, População e Natureza - ISPN - e apoio da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento - USAID.
O curso teve 2 etapas e envolveu 66 jovens indígenas de 9 povos e 12 territórios distintos, tendo sido dividido entre encontros presenciais e módulos à distância pela modalidade virtual através da plataforma Varal, desenvolvida pelo Coletivo 105. Foram apresentados conteúdos sobre fotografia digital; produção de cards; produção de textos; produção audiovisual; e redes sociais.
O curso proporcionou aos comunicadores/as indígenas, as ferramentas e conhecimentos necessários para produzir e divulgar conteúdos audiovisuais que promovam a preservação cultural e o fortalecimento político de suas comunidades. Durante a oficina os comunicadores trabalharam diversos temas como letramento digital, produção de texto, uso da inteligência artificial na comunicação e desenvolvimento de projetos. A etapa online ocorreu por meio da Plataforma Varal, e foi desenvolvida para proporcionar aos comunicadores/as conhecimentos complementares aos temas abordados durante a etapa presencial. O curso incentivou a produção de materiais audiovisuais, resultando em trabalhos diversos que reforçam a importância da comunicação como um instrumento de resistência e fortalecimento das identidades e direitos dos povos indígenas.
PARCEIROS / CONTRATANTES:
USAID
CTI
ISPN
AMIMA
COAPIMA
Wyty Catë
TEMAS:
Comunicação
Design gráfico
Produção de textos
Fotografia
Storytelling
AI
Plano de Comunicação
ESTADOS ABRANGIDOS:
Tocantins
Maranhão
Mentu
2022
-
2024

FORMAÇÃO
Híbrida